Seguindo alguns parâmetros desenvolvidos a partir de análise
de estudos anteriores, como as necessidades humanas, a percepção espacial, a
escolha do sistema de iluminação adequado e as diferenças individuais, o
presente estudo desenvolveu um modelo que avalia se houve ou não uma influência
do nível de
iluminação e de sua estrutura (geral / localizado) sobre o afeto e o estado de
ânimo das pessoas durante a execução de testes de atenção que simulam
tarefas realizadas em escritórios. Os modelos desenvolvidos anteriormente não
permitiam uma maior precisão dos resultados sobre a influência da luz nas
emoções dos indivíduos, de acordo com as conclusões dos próprios pesquisadores.
Além disso, na maioria das pesquisas já realizadas é necessário um laboratório
bem equipado para aplicar e analisar os resultados.
O modelo de análise criado se mostrou de fácil
aplicação necessitando de elementos simples que podem ser encontrados em
escritórios e escolas como papel, lápis e computador. A partir da utilização
deste modelo se procurou, em primeiro lugar, analisar se os indivíduos
apresentaram variação nas emoções entre o começo e o fim da experiência, e se
houve um maior grau de acertos nos testes objetivos de atenção. Em segundo
lugar garantir que os indivíduos estavam avaliando a iluminação e não o
ambiente físico. O primeiro objetivo se alcançou com a aplicação de uma mesma
ferramenta ao início e ao final do trabalho, podendo medir as diferenças entre
as emoções encontradas e em seguida comparando-as com o desempenho que tiveram
nos testes objetivos. Enquanto que o segundo objetivo se conseguiu com o
emprego de um questionário, que analisou se os indivíduos avaliaram diretamente
a iluminação ou os diferentes elementos presentes no ambiente.
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