sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ANÁLISE EXPERIMENTAL DA INFLUÊNCIA DA LUZ NAS EMOÇÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Seguindo alguns parâmetros desenvolvidos a partir de análise de estudos anteriores, como as necessidades humanas, a percepção espacial, a escolha do sistema de iluminação adequado e as diferenças individuais, o presente estudo desenvolveu um modelo que avalia se houve ou não uma influência do nível de iluminação e de sua estrutura (geral / localizado) sobre o afeto e o estado de ânimo das pessoas durante a execução de testes de atenção que simulam tarefas realizadas em escritórios. Os modelos desenvolvidos anteriormente não permitiam uma maior precisão dos resultados sobre a influência da luz nas emoções dos indivíduos, de acordo com as conclusões dos próprios pesquisadores. Além disso, na maioria das pesquisas já realizadas é necessário um laboratório bem equipado para aplicar e analisar os resultados.

O modelo de análise criado se mostrou de fácil aplicação necessitando de elementos simples que podem ser encontrados em escritórios e escolas como papel, lápis e computador. A partir da utilização deste modelo se procurou, em primeiro lugar, analisar se os indivíduos apresentaram variação nas emoções entre o começo e o fim da experiência, e se houve um maior grau de acertos nos testes objetivos de atenção. Em segundo lugar garantir que os indivíduos estavam avaliando a iluminação e não o ambiente físico. O primeiro objetivo se alcançou com a aplicação de uma mesma ferramenta ao início e ao final do trabalho, podendo medir as diferenças entre as emoções encontradas e em seguida comparando-as com o desempenho que tiveram nos testes objetivos. Enquanto que o segundo objetivo se conseguiu com o emprego de um questionário, que analisou se os indivíduos avaliaram diretamente a iluminação ou os diferentes elementos presentes no ambiente.

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